segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Razão decapitada


Matheus Viana

João, o Batista, estava preso. O motivo? Confrontou Herodes em relação ao seu adultério com Herodias, mulher de Filipe, seu irmão. Na primeira oportunidade que teve, Herodias, através de sua filha, pediu e teve o que queria: a cabeça de João Batista (Evangelho segundo Mateus 14:8). Uma morte específica: decapitação. Algo expressivo e simbólico.

O apóstolo João afirmou: “Para isso se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do maligno”. (I João 3:8). Lucas relatou em seus livros todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar (Atos 1:1). A continuação desta obra, todavia, se dará, até a consumação dos tempos e do propósito de Deus, através de Sua Igreja (Evangelho segundo Mateus 16:18).

Ou seja, estamos no mundo para destruirmos as obras do maligno, o governante desta era (I Pedro 5:8). O que consiste em deflagramos e lutarmos - lembrando de que nossa luta não é contra carne ou sangue - contra as ilicitudes existentes em todos os âmbitos com amor e misericórdia, mas também com firmeza, seriedade e santidade.

Por isso, a cabeça de um discípulo de Cristo, assim como a de João Batista, está a prêmio. Mas a conotação atual é diferente. O “deus” deste mundo quer decapitar a nossa razão. Platão, na tentativa de definir a essência do ser humano, o dividiu em três partes: razão, a cabeça, que, através do cérebro, comanda todo o corpo; coragem, região do tórax; e desejo, região do baixo ventre.

Usando esta tripartição, vemos de forma mais clara que o “deus” deste mundo quer a nossa “cabeça” (razão) com o intuito de exercer total controle sobre nós. Em outras palavras, tornar-nos alienados no tocante à nossa essência e o propósito de nossa existência. Atributos que apenas nos serão plenamente revelados na medida em que estudarmos as Escrituras. Jesus advertiu: “Examinais as Escrituras, pois elas de mim testificam”. (Evangelho segundo João 5:39). Sendo assim, quando conhecermos quem Jesus foi – e é –, saberemos quem, de fato, somos, pois fomos formados à Sua imagem e semelhança.

O apóstolo Paulo declara: “O deus deste mundo cegou o entendimento das pessoas para não lhes resplandecer a luz do evangelho”. (II Coríntios 4:4). Exatamente. Com o nosso entendimento (intelecto/razão) decapitado, não compreenderemos as Escrituras. Ou seja, não seremos iluminados pela luz a qual o salmista Davi declara: “Lâmpada para os meus pés (conduta) e luz para os meus caminhos (propósitos) é a Sua Palavra, ó Deus”. (Salmos 119:105). Este sim é o “iluminismo” salutar.

Lembre-se da advertência do profeta: “O meu povo se perde por falta de conhecimento” (Oséias 4:6). Diante de tudo isso, reflitamos: com o que temos ocupado o nosso intelecto? Nossa razão tem sido estimulada ou atrofiada? A futilidade se dissemina de maneira incontrolável. E ela tem “decapitado” a muitos, pois tem tomado a primazia das Escrituras e de Seus preceitos em seus corações e intelectos.

A filosofia atualmente em voga é o existencialismo, também chamado de anti-filosofia por não considerar o uso da razão e cujo lema principal é “a existência precede a essência”. Grosso modo, o existencialismo preconiza que o ser humano passou a existir por acaso, que sua origem é incerta. Diz também que o ser humano não é capaz de prover ou projetar o futuro, já que não tem certeza se existirá. Sua vida se resume inteiramente no presente. Portanto, deve vivê-lo intensamente. Aproveitar, da melhor maneira possível, os breves momentos da existência humana através de seus impulsos.

Esta filosofia é amplamente disseminada através dos vários meios de comunicação e na cultura de forma geral. Foi a pedra angular do movimento “sexo, drogas e rock´n roll”, também conhecido como “contracultura” em 1968, na França - através dos escritos de Albert Camus, Jean-Paul Sartre e de sua companheira, Simone De Beauvoir - que depois ribombou por todo o mundo.

Sorrateiramente, ainda determina a conduta da maioria. E, acredite, os cristãos não estão imunes desta influência. Desde Soren Kierkegaard (1813-1855), considerado o pai do existencialismo cristão, a razão tem sido colocada em segundo plano e, muitas vezes, demonizada por ser considerada inimiga e empecilho da fé. O resultado? A prática de um pseudo-evangelho, desprovido de segmentação e fundamentos bíblicos, repleto de superstições, autoajuda e apelos emocionais. Sobre isso falaremos em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário