terça-feira, 29 de novembro de 2016

O alicerce do conhecimento - Parte I

Matheus Viana

“Não fui com discurso eloquente, nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus. Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.” (I Coríntios 2:1-2).

Embora registrada há muito tempo, esta declaração do apóstolo Paulo é pertinente a nós. Seu fator central é a proclamação do mistério de Deus. Em algumas traduções aparece o termo testemunho, já que a expressão grega é martírion. Por quê? Que mistério ou testemunho é esse? O Evangelho de Jesus Cristo (Cf. I Coríntios 1:17). O que é Evangelho? As boas novas de Deus aos homens. O que são estas boas novas? Cristo, a imagem do Deus invisível. Sua pessoa, vida e obra.

Por que Paulo não usou em sua declaração o termo evangelion (evangelho), e sim martírion? Este termo é derivado de mártires, que aparece em Atos 1:8, por exemplo, e é traduzido por testemunha. O que ele quis dizer foi que, ao se portar como uma testemunha de Cristo, estava sendo um instrumento usado por Deus para transmitir o conhecimento de quem Cristo é e o que fez e ensinou (Cf. Atos 1:1). Mediante isso, você já parou para pensar por que precisamos obter tal conhecimento?

Conforme preconizaram Agostinho de Hipona em seu livro Cidade de Deus e João Calvino em suas Institutas, o conhecimento do homem é completamente dependente do conhecimento de Deus, revelado em Jesus Cristo (Colossenses 1:15, João 14:9). O conhecimento de Cristo, além de revelar quem Deus é, revela também, além de sua origem, o que o ser humano deve ser e realizar (Filipenses 2:13). Por isso Jesus possui duas naturezas - plenamente Deus e plenamente homem -, conforme afirma o Credo niceno-constantinopolitano, também confirmado no Concílio de Calcedônia (451 d. C.).

Tal conhecimento, entretanto, não se refere a uma espécie de gnosticismo. Não é o conhecimento (gnose) de Cristo quem salva, mas o próprio Cristo (pessoa e obra). Assim, embora o conhecimento do Theologos não seja condição prévia para nossa salvação e redenção, ele é fundamental para a plena restauração da Imago Dei (Imagem de Deus) em nós (Cf. II Coríntios 3:18 e Filipenses 3:7-11) e o consequente cumprimento de Seu propósito. Elementos que o apóstolo Paulo chamou de desenvolvimento da salvação (Filipenses 2:12). Óbvio que ele não se referiu ao desenvolvimento da obra salvadora de Cristo, consumada na cruz (Evangelho segundo João 19:30), tampouco da salvação em si. Mas da restauração da ética de Deus no homem, que é oriunda de Sua essência em nós.

A nossa vida só possui sentido neste conhecimento. Pois fomos formados por Ele, por meio Dele e para Ele (Colossenses 1:16). Fomos criados à Sua imagem e semelhança. Ele é a fonte da vida e de todos os aspectos que a constituem, que foram depravados pelo pecado. Este conhecimento, no entanto, não se dá através da sabedoria humana. Sobre isso, o apóstolo Paulo afirmou: “Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana...” (I Coríntios 1:21).  

Conforme vimos no livro Culto racional, a sabedoria humana é produto da depravação de nossa mente. Por isso, a racionalidade humana tornou-se obscurecida, por se afastar da Luz suprema, ao ponto de não ser capaz de obter os conhecimentos teológicos (de Deus), antropológicos (do homem) e cosmológicos (do universo) como realmente são (Isaías 60:1, II Coríntios 4:4), pois são complementares. O primeiro serve de referência aos demais. Se o primeiro não for considerado, os outros não serão plenamente obtidos.

Um método do conhecimento, qualquer que seja, precisa de absolutos, abstratos ou concretos, que sejam usados como fundamentos e referências do objeto a ser conhecido. Na tentativa de estudar o homem (antropologia, seja ela biológica, psíquica ou sociocultural) sem a existência de Deus, o padrão referencial passou a ser um ancestral comum que, por sua vez, é oriundo da evolução natural aleatória (sem propósito). Assim, o ser humano é definido como um mero acidente da natureza. Por isso, não há definição que sirva como resposta para a questão: O que é o ser humano?. Pois ela só será respondida quando houver o reconhecimento de que Seu antecessor, que funciona como padrão referencial, é Cristo, o Deus que se fez homem.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário