segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Síndrome de Lázaro – Parte II


Antes de Jesus realizar o milagre de ressuscitar Lázaro, era necessário ressuscitar a razão dos presentes, de modo que não pensassem de acordo com a razão humana, mas segundo a razão divina (logos) que governa a humana.

Matheus Viana

Era o quarto dia desde a morte de Lázaro. O “defunto” fora velado e colocado em seu devido lugar. Diferente de nossa cultura ocidental, os mortos eram colocados em grutas. A gruta onde o cadáver de Lázaro se encontrava já estava lacrada por uma pedra. Quando Jesus chegou, não havia mais o que fazer.

Esta foi a interpretação que os presentes fizeram da situação. Principalmente Maria e Marta, irmãs de Lázaro. A triste saudação de Marta a Jesus explicita tal fato: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.” (Evangelho segundo João 11:21). Semelhantemente, esta é a interpretação que fazemos quando Deus não nos socorre no tempo que julgamos ser necessário. Consequentemente, nossa fé se transforma em sombrios lamentos.

Apesar de não responder da maneira que esperamos – refiro-me à prática -, a Palavra de Deus está sempre ao nosso dispor. Não é a toa que Jesus disse que as Escrituras testificam dEle (Evangelho segundo João 5:39). Ao contrário do que muitos dizem, Deus não se silencia a nosso respeito. Através das Escrituras, Sua voz reverbera em nossas mentes e corações (Evangelho segundo Mateus 28:20).

Foi o que aconteceu neste episódio. Jesus respondeu ao lamento de Marta: “O seu irmão vai ressuscitar.” (Evangelho segundo João 11:23). Uma promessa vigente e pertinente àquele contexto. Não apenas isso. É necessário levarmos em consideração quem a estava fazendo: o próprio Jesus! Enquanto que para Marta e os demais presentes era o fim, para Jesus era apenas o começo. Contudo, quando nosso coração é atingido pela desolação do lamento, até as promessas de Deus perdem o sentido.

Diante da Palavra (logos) encarnada, Marta tentou encontrar, com sua razão deturpada, um sentido diferente do que Jesus estava lhe concedendo: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição do último dia”. (Vs. 24). Antes de Jesus realizar o milagre de ressuscitar Lázaro, era necessário ressuscitar a razão de Marta, de modo que ela não pensasse de acordo com a razão humana, mas segundo a razão divina (logos) que governa a humana (Vs 25 e 26).

Fé é ser governado pela logos de Deus. É por isso que o apóstolo Paulo preconiza: “Transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”. (Romanos 12:2). Não há milagre sem fé. Não há fé sem Logos. Não há Logos sem termos o nosso entendimento tomado por ela. Por esta razão, Paulo ensina: “A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra (logos) de Deus”. (Romanos 10:17).

A saudação de Maria a Jesus foi idêntica a de Marta. Porém, sua postura foi diferente. Jesus foi tomado de íntima compaixão e Seu espírito foi agitado. O que teria gerado em Jesus tal sentimento? Não foi apenas o choro de Maria, mas também dos judeus ali presentes. O fato de Jesus ter chorado é um dos mais impactantes de todas as Escrituras. Ele participou do sofrimento humano e do divino ao mesmo tempo. Sentiu, como Deus, a dor da morte do ser humano que não foi criado para morrer. Mas também sentiu, como homem, a perda de um amigo.

Jesus chora por sentir as nossas dores e padecer conosco. Nenhum de nossos sofrimentos pode ser comparado com os que Ele sofreu por amor a nós. É esta compaixão que o impele a realizar o milagre em nosso favor. Diante das lamúrias dos presentes, ordenou: “Tirem a pedra!”. A objeção foi instantânea: “Senhor, já cheira mal, pois já faz quatro dias”.

A razão de Marta ainda não estava rendida à Logos. Por isso raciocinava de tal forma. Marta teria que tirar a pedra que estava em seu intelecto de modo a pensar como Jesus e crer em Seu poder. O que é sobrenatural para nós, é natural para Jesus. Ao ressuscitar Lázaro, Jesus não estava diante de um desafio, mas sim de uma dedução lógica. Aristóteles a chamava de silogismo, por ser a ligação de duas verdades para concluir outra verdade. Veja um exemplo de silogismo – ou dedução lógica – abaixo:

Todo homem é mortal.
Raimundo é homem.
Logo, Raimundo é mortal.

No caso de Jesus diante do episódio de Lázaro, temos o seguinte silogismo:

Deus é a origem e fonte da vida.
Jesus é Deus.
Logo, Jesus é a origem e fonte da vida.


Esta era a dedução lógica a qual Jesus estava pavimentado. O milagre da ressurreição seria mera consequência. Tanto que não orou pedindo para que Lázaro ressuscitasse. Apenas agradeceu ao Pai por ouvi-lo, o que denotava a íntima comunhão que exercia com o Todo-Poderoso. (Vs 41). A ordem foi simples e direta: “Lázaro, venha para fora!” (Vs. 44). O resultado não poderia ser diferente: depois de estar morto há quatro dias, ressuscitou. A Palavra de Deus, que é Espírito e vida (Evangelho segundo João 6:63), uma vez lançada e condicionada com a Sua razão (logos), surtirá o devido efeito, ainda que não seja no tempo que queremos, a fim de cumprir o propósito que Ele deseja.

Experimentamos o poder da ressurreição de Cristo quando deixamos Sua Palavra permear a nossa mente e o nosso coração de modo a crermos que Ele é o nosso Senhor e Salvador. Pois estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1). Contudo, ainda nos encontramos como Lázaro, com mãos e pés envoltos em faixas...

Jesus emitiu, após ressuscitá-lo, a seguinte ordem: “Tirem as faixas dele e deixem-no ir!”. Elas impediam seu caminhar pleno. Não é diferente conosco. É por isso que o escritor da carta aos Hebreus preconiza: “Portanto, nós também que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos assedia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta.” (Hebreus 12:1).


Qual é a “faixa” que lhe impede de caminhar e desfrutar da plenitude da ressurreição que Jesus conquistou? Mãos falam de atitudes, e pés de condutas. Lembremos que a maneira de pensar determina o nosso comportamento, ou seja, ações e condutas. Quando pensamos como Jesus, segundo a Sua razão (logos), o milagre acontece e isso determina nosso procedimento em todas as áreas de nossas vidas. O milagre da ressurreição é consequência, assim como o desatar das faixas de modo que o desfrutemos em sua totalidade. Deus não deseja que vivamos menos que isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário