quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Testemunhas da Testemunha



Matheus Viana    

Após registrar o que Jesus começou a fazer e ensinar, Lucas narrou os primeiros feitos dos apóstolos e o nascimento da Igreja como cumprimento da profecia estabelecida por Jesus à vida de Pedro (Evangelho segundo Mateus 16:18). Algo significativo. A Igreja tem Jesus como seu alicerce, conforme Paulo e Pedro afirmaram (Efésios 2:21-22, I Pedro 2:4-5) a fim de que Seu Reino se estabeleça sobre a terra.

    
Por isso, a Igreja reflete a imagem de Cristo (Efésios 5:27). Logo, as pessoas que a compõem, assim como fizeram os apóstolos e pais da Igreja, devem continuar fazendo e ensinando o que Ele fez e ensinou. Este é o plano desde o início. Jesus, como homem, seguiu este padrão, que podemos chamar de testemunha.

     
Jesus advertiu Seus discípulos a permanecerem em Jerusalém a fim de serem cheios do Espírito Santo (Atos 1:8). Para quê? Eles já haviam recebido o Espírito Santo pelo próprio Jesus (Evangelho segundo João 20:21-22). Mas este derramar seria diferente, pois tinha um propósito peculiar: torná-los testemunhas. O que significa, entretanto, ser testemunha de Cristo?

      
Quando pensamos no termo, logo emerge em nossa mente o conceito jurídico que ecoa sobre o senso comum: narrar, por ter presenciado, um ou mais fatos. Tal conceito não deve ser desconsiderado. Mas o termo aplicado por Jesus vai além. A expressão usada por Lucas é mártires. Sim, o termo mártir também tem um significado que domina o senso comum: o de morrer por uma causa. Conceito que não pode ser desconsiderado, mas que não define o termo de forma completa.

     
De acordo como o Léxico de F. Wilbur Gingrich e Frederick W. Danker, mártires significa, no contexto em que Jesus advertiu Seus discípulos, ser testemunha “em um sentido não legal, especialmente com relação à atestação de atos ou comunicações dignas de nota.” Atos ou comunicações. Em outras palavras, fazer e ensinar. Mas não é testemunhar quaisquer atos ou comunicações, e sim as que são dignas de nota. Ou seja, as que possuem um propósito que será cumprido na medida em que são disseminadas.

      
Jesus aplicou este padrão testemunha por tê-lo seguido na íntegra. Apesar de, como homem, ter sido a encarnação da Palavra que deu origem ao universo e a todas as coisas naturais (e sobrenaturais) que nele há (Gênesis 1:3, Evangelho segundo João 1:1, 14, Colossenses 1:16-17), Ele não veio como testemunha dele mesmo, mas do Pai. Claro que, ao testemunhar do Pai, testemunhou Dele mesmo (Evangelho segundo João 8:14-18), pois Ele e o Pai, embora não sejam os mesmos, são um (Evangelho segundo João 14:9, 17:21).

      
O próprio Jesus afirmou em determinada ocasião: “Se testifico acerca de mim mesmo, o meu testemunho não é válido.” (Evangelho segundo João 5:31). Ele usou, como artifício argumentativo, o princípio vigente entre os judeus de que para que um ato ou fato seja válido, deve ser testificado por duas ou mais pessoas (Cf. Deuteronômio 17:6, 19:15). Ao explicar a veracidade de Sua pessoa, demonstrou que tudo o que fazia e ensinava não era testificado apenas por Ele mesmo, mas por mais alguém: “Há outro que testemunha em meu favor, e sei que o seu testemunho a meu respeito é válido.” (Vs. 32). Quem é este outro? A própria Escritura (Vs. 39).

     
As ações e ensinamentos de Jesus eram desdobramentos do fato de ser testemunha do Pai. Ele mesmo afirmou: “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer; porque o que o Pai faz o Filho também faz.” (Evangelho segundo João 5:19). E também: “O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou.” (Evangelho segundo João 7:17). Tais afirmações, além de evidenciarem a veracidade do princípio do exemplo, atestaram o caráter do ser testemunha que Jesus estabeleceu aos discípulos ao receberem o Espírito Santo.

      
Assim, nossas ações e ensinamentos não devem testemunhar de nós mesmos. O fato de que eles devem testemunhar de Jesus Cristo transformou-se em um clichê. Mas entre o óbvio teológico e a prática (piedade) cristã há uma distância abismal formada pelo ego humano. O princípio, evocado pelos fariseus que perseguiam Jesus, de que o testemunho próprio não é válido (Evangelho segundo João 8:13) ao ser ignorado, é praticado à exaustão. Por isso as ações e ensinamentos da Igreja não têm surtido o efeito que Jesus deseja.

      
Nossos desejos, prazeres e intentos têm sido as chaves de interpretação e devoção do Evangelho. O nome de Jesus Cristo é usado, indevidamente, como pano de fundo para que Seu Evangelho venha de encontro aos interesses do nosso reino, a fim de que seja feita a nossa vontade, assim na terra como no céu.

     
A Igreja atual é vítima de uma síndrome diagnosticada por Francis Schaeffer, denominada como misticismo semântico. Expressões bíblicas, como por exemplo, cruz e santidade são utilizadas em discursos, mas completamente desprovidas de seus respectivos significados. Do elemento cruz é retirado o aspecto renúncia e considerado apenas a vitória de Cristo que nos faz dignos de desfrutamos das bênçãos celestiais. Ignorando desta forma que a participação na cruz de Cristo, conforme Ele mesmo afirmou (Cf. Evangelho segundo Mateus 16:24) e também os apóstolos, implica em renunciarmos a nossa vontade a fim de realizarmos a Sua. Aqui é pertinente aplicarmos ao elemento vontade o significado elucidado pelo filósofo alemão Arthur Schopenhauer, de que vontade é a essência (vida) do ser humano. Assim, o ser humano sem vontade de viver – expressão utilizada pelo filósofo - está morto, ainda que não o esteja fisicamente.

      
Veja o ensino do apóstolo Paulo, que evidencia quem ele testemunhava: “Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues a morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal.” (II Coríntios 4:10-11). Isso é ser mártires. 

Não precisamos morrer, do ponto de vista físico (nekrós), para nos tornarmos testemunhas. O morrer aqui (thanaton – morte no sentido genérico) fala da soberania que os própósitos de Deus ocupam em nosso coração, de onde procedem todas as fontes da vida (Provérbios 4:23). Nossas ações e ensinos devem ter como objetivo glorificar a Cristo (I Coríntios 10:31). Esta era a tônica da piedade apóstólica e da chamada ética protestante. Isto é ser testemunha da Testemunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário