domingo, 5 de abril de 2015

Um diálogo intelectual sobre algo espiritual - Parte II

Matheus Viana

Atualmente muitos colocam os conceitos de Evangelho simples e o de Evangelho irracional no mesmo patamar. Pois afirmam que não podemos compreender a vontade de Deus. Mas as Escrituras nos mostram, de forma clara, que são conceitos completamente diferentes um do outro. 


Em primeiro lugar, o Evangelho se torna simples por conta da ação do Espírito Santo em nosso entendimento. Pois o próprio Jesus disse: “O Espírito Santo convencerá o homem do pecado, da justiça e do juízo.” (Evangelho segundo João 16:8). É o Espírito Santo que “simplifica” o Evangelho para nós por meio de Seu consolo (Evangelho segundo João 14:26). O apóstolo Paulo testifica tal fato quando diz aos cristãos em Corinto: “Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.” (I Coríntios 2:13 - Ênfase acrescentada).

O Evangelho é a pessoa de Jesus e Sua obra. Jesus é Deus (Evangelho segundo Lucas 14:9, Evangelho segundo João 1:14, Colossenses 1:15). E Deus não é algo simples para a razão humana (I Coríntios 2:11). O Evangelho se torna simples na medida em que nos relacionamos com Ele. Nos relacionamos com Ele na medida em que o buscamos. Para O buscarmos precisamos crer que Ele existe (Hebreus 11:6). Para crer que Ele existe devemos ter a consciência de Sua existência.

C.S Lewis certa vez dissertou sobre a origem do pensamento humano. Ele disse que o ato do pensamento é o produto de processos químicos e biológicos que ocorrem no cérebro. E estes processos seguem leis. E leis existem com um propósito. Neste caso, produzir o pensamento. Se o pensamento é pavimentado por um propósito é porque alguém o estabeleceu. Pois se o pensamento é fruto de processos aleatórios (leia-se “acaso evolucionista”), como podemos confiar em nossos pensamentos?

A questão é que Deus estabeleceu as leis, que determinam os processos que acontecem em nosso cérebro (aspecto objetivo/tangível) e mente, (aspecto subjetivo/intangível) para que possamos pensar. Por isso Ele indaga a Jó: “Quem foi que deu sabedoria ao coração e entendimento à mente?” (Jó 38:36). Conforme afirmei anteriormente, claramente esta indagação tinha como intento que Jó soubesse que a resposta era Aquele que formulou tal questionamento. Em decorrência disto, temos consciência da existência de Deus e de nossa existência. Por isso Calvino afirmou: “O verdadeiro conhecimento do homem é totalmente dependente do conhecimento de Deus.”.

O intelecto coletivo atual é pautado pelo modo de pensar iluminista, principalmente pela divisão kantiana de conhecimento. Immanuel Kant, ao formular seu criticismo no tocante à razão pura e à razão prática, divide o conhecimento em cognoscível e incognoscível. Conforme vimos anteriormente, os fenômenos naturais (ocorrências que podem ser compreendidas pela mente humana) são alvos de estudo através do método científico de Francis Bacon. Já o que não pode ser compreendido pela mente humana - e neste “pacote” ele colocou Deus e todas as coisas relacionadas a Ele - foi descartado.

Não entenderemos o Evangelho e o propósito de Deus nele contido apenas pelos esforços, por maiores que sejam, da mente humana (Romanos 12:2). E esta era a dificuldade de Nicodemos em entender o novo nascimento que Jesus lhe falou. Por isso devemos submeter nossa razão, e não anulá-la, à razão divina. Mas, para isso, devemos usar nossa razão para nos conscientizarmos do fato de que o Evangelho possui um propósito. E se possui um propósito é porque existe um Ser inteligente (racional) que o estabeleceu. Logo, o Evangelho não é irracional. Mas tem sua própria racionalidade, a qual chamo de racionalidade divina que nos é relevada pelo Seu Espírito através de Suas Escrituras. Portanto, repito: Evangelho simples não é Evangelho irracional. Irracional é quem diz que o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário