terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Alimento de Graça


Matheus Viana

Nos textos A prática da Graça e Ações de Graças, refletimos sobre o fato de que nossa gratidão a Deus consiste em atitudes. Elas possuem uma origem e um objetivo. A origem é a Graça de Deus a nós, manifesta no sacrifício de Jesus na cruz (I João 4:10). O objetivo é o mesmo que levou Jesus a agradecer ao Pai pelos cinco pães e dois peixes que portava em suas mãos: saciar a fome da multidão que O seguia (Evangelho segundo Marcos 6:41).

Somos famintos. Vivemos em uma humanidade faminta. O apóstolo Paulo elucidou esta fome afirmando: “A ardente expectativa da criação aguarda pela manifestação dos filhos de Deus”. (Romanos 8:19). É por isso que a esmagadora maioria aceita todo tipo de “alimento” nocivo que o mundo – sistema de pensar e agir – oferece. É por isso que o programa televisivo Big Brother Brasil, entre outras futilidades imbecilizantes do gênero, conta com a exorbitante audiência de milhões de expectadores.

Nossos filhos e alunos são famintos. Por isso têm aceitado todo tipo de “alimento” que lhes são oferecidos. Jesus, como homem, foi tentado. A primeira proposta que lhe foi feita foi a de transformar pedra em pão. Ou seja, transformar os princípios eternos e imutáveis de Deus ao ser humano em um alimento momentâneo. Por quê? Porque Jesus, após jejuar 40 dias e 40 noites, teve fome. Isso mesmo! A proposta veio de encontro com sua necessidade. Não é diferente conosco. Tampouco com nossos filhos e alunos.

Infelizmente, muitas garotas, em tenra idade, têm transformado a pedra chamada virgindade em um pão nocivo chamado fornicação. A indigestão da tristeza, da depressão, da auto-desvalorização e da gravidez precoce, em alguns casos, é inevitável. Muitos garotos têm transformado a pedra chamada pureza sexual e moral em pães da cobiça da carne e da concupiscência dos olhos, onde contemplam toda sorte de imoralidade e pornografia na televisão e na internet. Transformam a pedra da honra e da obediência no pão da desobediência.

O único alimento capaz de saciar, por completo, a fome da humanidade é o pão do qual Jesus falou: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre.” (Evangelho segundo João 6:51). No entanto, conforme Jesus disse aos Seus discípulos em relação à multidão presente: “Dêem-lhes vocês algo para comer”. (Evangelho segundo Marcos 6:37). Ou seja, nós é que devemos distribuir este Pão aos famintos.

Esta distribuição, todavia, começa com a nossa atitude de gratidão. A mesma que Jesus realizou: “Tomando os cinco pães e dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, entregou aos seus discípulos para que os servissem ao povo”. (Evangelho segundo Marcos 6:41). A ação de graça que alimenta. Que distribui aos famintos o verdadeiro “Alimento de Graça”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário