terça-feira, 9 de outubro de 2012

A essência humana


Matheus Viana

Na tentativa de definir a essência do ser humano, Descartes teorizou o chamado cogito, onde dizia que o ser humano é essencialmente razão, ou seja, pensamento. Por sua vez, Kant definiu o ser humano como um ser cognoscente, que conhece e pode ser conhecido e explicado, cuja essência é a razão que, segundo ele, é o conjunto entre o pensar e o uso dos sentidos através da experiência.

Já Schopenhauer definiu o ser humano como um ser desejante, cuja essência é vontade. O filósofo foi além: afirmava que o mundo nada mais é do que a representação da vontade. Para ele, o mundo existe por causa dos fenômenos e objetos. E estes existem como desdobramentos da vontade. Na esteira, Nietzsche definiu o ser humano como um ser dominante, cuja vontade, elucidada por Schopenhauer como vontade de viver, é a vontade de poder. É neste contexto que Nietzsche define a moral nobre – egoísta, pautada na ação – e a moral escrava – não-egoísta, pautada na não-ação.

A afirmação de Schopenhauer, apesar de contestável, é a mais próxima, das citadas acima, da elucidação do apóstolo Paulo: “O primeiro Adão foi feito alma  (psique) vivente. Já o segundo Adão, Espírito vivificante”. (I Coríntios 15:45).

O ser humano se tornou “alma vivente” por receber o fôlego de vida de Seu Criador (Gênesis 2:7). Embora o termo hebraico nefesh seja traduzido como psique para o grego (Septuaginta) e anima para o latin (Vulgata), ele não carrega apenas o sentido de alma que conhecemos. Pois, para um judeu, nefesh é o ser humano integral. O apóstolo Paulo, ao usar o termo psique, trouxe o conceito judaico do termo, mas também abordou o conceito grego de alma, que é o interior do homem, cuja razão é soberana por ser ela capaz de obter aquilo que Platão, por exemplo, considerava o supremo bem: a sabedoria. Em síntese seria a capacidade de pensar, sentir, desejar e escolher que Deus conferiu ao homem.

Sua vontade, juntamente com a capacidade de pensar, era resultante do que era em essência: à imagem e conforme a semelhança de Deus. Algo interior que refletia em seu exterior. Por isso, ele pensava e desejava conforme o propósito de Deus. Consequentemente, agia segundo Seus preceitos. Portanto, a vontade humana era produto da razão - que era resultante da essência - e não a própria essência, conforme afirmou Schopenhauer.

Mas a razão (forma de pensar) humana foi subvertida ao absorver o engano da serpente. Por isso, o ser humano passou a cobiçar o ilícito e tornou-se um desobediente em potencial (Gênesis 3:5). Seu ser (essência) passou a ser determinado pela vontade (cobiça) de tomar posse de algo proibido e nocivo. No entanto, a vontade veio como efeito colateral de uma razão deturpada. O ato da desobediência, por sua vez, foi mera consequência. E ela trouxe a consciência do bem e do mal.

Schopenhauer, apesar de alguns equívocos, acerta quando sua filosofia se equipara com a alteração consequente da desobediência. O ato da desobediência foi produto da vontade humana que, por sua vez, foi produto de sua razão. Ou seja, a conduta do primeiro Adão foi pautada pela sua alma (pensamento e desejo). Portanto, o apóstolo Paulo elucida sobre a diferença entre instinto (impulso) e vontade quando diz: “O mal que não quero, faço, e o bem que quero, eu não faço”. (Romanos 7:19).

A desobediência degradou a natureza – essência – humana. Por isso, podemos afirmar que nossa conduta, muitas vezes, é pautada pelo instinto em detrimento da vontade e também da razão. Mesmo não querendo, cometemos o que é mal por conta do conhecimento obtido indevidamente no Éden. E o bem a qual temos vontade de realizar, por conta dos impulsos degradados, não conseguimos. Portanto, a essência humana – desprovida da divina – é, de acordo com o apóstolo Paulo, instinto, e não vontade. Faltou a Schopenhauer apenas distinguir uma da outra.

Mas o segundo Adão, Jesus, reverteu esta drástica situação. Renunciou sua vontade por pensar de acordo com os desígnios de Deus (Evangelho segundo Mateus 26:39). Pois, além de ser homem, Jesus também era - e é - Deus (Colossenses 1:15). Por ser Deus (essência), pensou como Deus – ao ponto de renunciar sua vontade humana – e agiu conforme o plano predestinado desde antes da fundação do mundo (Apocalipse 13:8).

Fez isso para que nossa essência volte a ser a mesma do homem no princípio: à imagem e semelhança de Deus (Romanos 8:29). E que nossa conduta seja pautada não mais pela alma (vontade humana), mas pelo Espírito vivificante, a essência de Deus, Seu fôlego de vida, em nós. 

Não deixe de ler: Cobiça x necessidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário