quarta-feira, 30 de julho de 2014

Elementos complementares

Matheus Viana

Conhecemos a diferença entre gratidão e satisfação (contentamento)... Na teoria. Na prática, a realidade é bem diferente. Por vezes, assaltado pela insônia ou pela dificuldade de respirar, fico vagando pela minha casa durante a madrugada, contemplando minha esposa e o meu filho dormindo. Com isso, sou acometido por um turbilhão de pensamentos.

O sentimento de gratidão, no entanto, se destaca. Lembro-me do Salmo 100:4: “Entrai pelas portas do louvor com ações de graças.”. Ações de graças. Quando recebemos algo de alguém, somos acometidos, de súbito, pelo sentimento de gratidão que se manifesta, na maioria das vezes, em três passos. O primeiro é o pedido verbalizado de “obrigado”. O segundo é o senso de dívida, ou seja, o desejo – e também a necessidade – de retribuirmos o que graciosamente recebemos. O terceiro é a prática desta retribuição. Por isso, a gratidão a Deus que sinto me leva a pensar que o desejo de ter meu corpo plenamente restaurado é, na verdade, um sintoma de ingratidão. Complexo? Claro que é.

Como posso desejar tal melhora se desfruto da companhia de uma esposa que me ama e me trata tão bem? Como posso nutrir um desejo como este se tenho um filho lindo, saudável, inteligente (sim, a “corujisse” paterna é evidente) e que não mede esforços em ter o meu afago? Além das inúmeras outras benesses as quais desfruto. Apesar disto, sim, tenho problemas. Quem não tem? Jesus nos advertiu no tocante a esta mórbida realidade (Cf. Evangelho segundo João 16:33).

É neste ponto que reside o “x” da questão. O desejo de progredirmos, em todo e qualquer aspecto de nossa vida, não anula a nossa gratidão. Mas confesso que ainda penso diferente disto. Como posso desejar viver com um corpo normal ao me deparar com casos bizarros muito piores que o meu? Como nutrir tal desejo ao me deparar com a vida de Nick Vujicic, por exemplo? “Sou um ingrato.”, atesto para mim mesmo. Contudo, não foi isso que Jesus nos ensinou.

Em determinada ocasião, Jesus questionou um homem cego: “O que queres que eu te faça?” (Evangelho segundo Marcos 10:51). É óbvio que Jesus sabia qual seria a resposta? Porém, Ele queria que o homem acometido pela cegueira expressasse seu desejo de ser curado. Quando um leproso chega a Jesus, ele não pede, no primeiro momento, para ser curado. Mas O adora. Seu clamor é mais do que interessante. “Senhor, se quiseres, podes purificar-me.”. Jesus responde: “Quero, fica limpo!” (Evangelho segundo Mateus 8:3).

Aquele leproso demonstrou sua gratidão ao se prostrar diante de Jesus e seu contentamento ao chama-lo de “Senhor”. Para nós, ocidentais, este termo é somente um pronome de tratamento. Mas para um judeu é muito mais do que isto. O termo  Adonai (Kyrios, no grego) era e ainda é usado somente para se referir a Deus, ou seja, a Yahweh. É neste mesmo pensamento que Davi, milênios antes, escreveu: “Alegra-te do Senhor, e Ele satisfará o desejo de seu coração”. (Salmo 37:5) Mesmo assim, o leproso expressa seu desejo de ser curado. Portanto, gratidão e desejar a cura são elementos complementares, não excludentes.


Mas e se a cura não se manifestar como e quando desejamos? E se ela não acontecer? Deus não deixa de ser Deus por isso. O fato de estarmos vivos, apesar de nossas deficiências, já é, por si só, motivo para expressarmos a Ele nossa gratidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário